A Ambev de Jacareí terá de pagar R$ 12,8 milhões aos trabalhadores como resultado de uma ação judicial que cobrou o PEF (Programa de Excelência Fabril) de 2003. A ação foi movida pelo Sindicato da Alimentação de São José dos Campos e Região – filiado à CSP-Conlutas – no Tribunal Regional de Trabalho (TRT) 15ª Região de Campinas. O acordo entre as partes foi celebrado nesta quinta-feira (26), sob a mediação do tribunal.
A ação beneficiará 800 funcionários e ex-funcionários da empresa que aturam na fábrica de Jacareí no ano de 2003. O pagamento começará a ser feito em dezembro e varia de acordo com o salário de cada um na época.
Cada trabalhador receberá em média R$ 12 mil, o que corresponde ao valor do PEF daquele ano, acrescido de juros e correção monetária.
A ação
O PEF é um programa de bonificação pago aos trabalhadores da Ambev com base em uma série de metas. Em 2003, mesmo com todos os critérios cumpridos pelos trabalhadores, a Ambev de Jacareí não pagou o PEF, alegando o não cumprimento das metas por parte da gerência da fábrica.
No mesmo ano, o Sindicato recorreu à Justiça cobrando o direito dos trabalhadores.
“O PEF é um programa injusto, que impõe a superexploração aos funcionários com base em metas absurdas. O resultado da ação é uma vitória para os trabalhadores depois de uma batalha judicial de 14 anos”, afirma o diretor do Sindicato da Alimentação João Carlos Mota.
0 comentários:
Postar um comentário